sábado, 31 de julho de 2010

LIVRO-JOGO

Por: Grace de C. Gonçalves
Estratégias que facilitam a produção de textos

Sobre leitura e escrita... Existem estratégias que facilitam a produção de textos e outras que auxiliam a leitura. Eis algumas delas.

LENDO... O QUÊ?
Textos de outros alunos.

Estão tão interessados!!! Por quê?

É um livro jogo construído por alunos de 7 série.

Nome do projeto: QUE BAGUNÇA!
Objetivo 1: Escritores. Escrever, a partir de um desenho de autoria do próprio aluno, uma história contemplando os elementos essenciais de uma narrativa: persongagem, tempo, ambiente, conflito, clímax e desfecho.

Objetivo 2 : Leitores: Reconstruir a história que está dividida em quatro partes separadas e colocadas em páginas diferentes.

Estratégias de leitura. Para reconstruí-la, o leitor deverá relacionar o desenho, à introdução, ao desenvolvimento e ao desfecho.

Como isso ocorre?: Cognitivamente, um frame é ativado a partir do desenho. Em seguida, o leitor procura referências que remetem ao frame estabelecido, cria outros frames e procura outros referenciais nas partes seguintes.

Veja detalhes do projeto na página LENDO E ESCREVENDO

domingo, 25 de julho de 2010

REVISTA DE CLASSE

Por: Grace de C. Gonçalves
Tema: Projeto de aula para formação de escritores

Investigar fatos que acontecem dentro da escola, registrá-los e divulgá-los a toda comunidade escolar em suporte virtual. Essa foi a proposta feita a alunos dos 3º anos do Ensino Médio da E.E. Vereador Antonio de Ré. A partir daí, os alunos tornaram-se repórteres investigativos de fatos e acontecimentos impulsionados pela curiosidade do aluno. Surgiu então a primeira Revista de Classe de caráter experimental.