Por: Grace de C. Gonçalves
Estratégias que facilitam a produção de textos
Sobre leitura e escrita... Existem estratégias que facilitam a produção de textos e outras que auxiliam a leitura. Eis algumas delas.
LENDO... O QUÊ?
Textos de outros alunos.
Estão tão interessados!!! Por quê?
É um livro jogo construído por alunos de 7 série.
Nome do projeto: QUE BAGUNÇA!
Objetivo 1: Escritores. Escrever, a partir de um desenho de autoria do próprio aluno, uma história contemplando os elementos essenciais de uma narrativa: persongagem, tempo, ambiente, conflito, clímax e desfecho.
Objetivo 2 : Leitores: Reconstruir a história que está dividida em quatro partes separadas e colocadas em páginas diferentes.
Estratégias de leitura. Para reconstruí-la, o leitor deverá relacionar o desenho, à introdução, ao desenvolvimento e ao desfecho.
Como isso ocorre?: Cognitivamente, um frame é ativado a partir do desenho. Em seguida, o leitor procura referências que remetem ao frame estabelecido, cria outros frames e procura outros referenciais nas partes seguintes.
Veja detalhes do projeto na página LENDO E ESCREVENDO
sábado, 31 de julho de 2010
domingo, 25 de julho de 2010
REVISTA DE CLASSE
Por: Grace de C. Gonçalves
Tema: Projeto de aula para formação de escritores
Investigar fatos que acontecem dentro da escola, registrá-los e divulgá-los a toda comunidade escolar em suporte virtual. Essa foi a proposta feita a alunos dos 3º anos do Ensino Médio da E.E. Vereador Antonio de Ré. A partir daí, os alunos tornaram-se repórteres investigativos de fatos e acontecimentos impulsionados pela curiosidade do aluno. Surgiu então a primeira Revista de Classe de caráter experimental.
Tema: Projeto de aula para formação de escritores
Investigar fatos que acontecem dentro da escola, registrá-los e divulgá-los a toda comunidade escolar em suporte virtual. Essa foi a proposta feita a alunos dos 3º anos do Ensino Médio da E.E. Vereador Antonio de Ré. A partir daí, os alunos tornaram-se repórteres investigativos de fatos e acontecimentos impulsionados pela curiosidade do aluno. Surgiu então a primeira Revista de Classe de caráter experimental.
Assinar:
Postagens (Atom)