quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Um passeio de Maria Fumaça e a Leitura

Por: Grace de C. Gonçalves

O ato de ler exige do indivíduo habilidades intelectuais que podem ser exercitadas antes mesmo de a criança freqüentar a escola formal. Essas habilidades são as mesmas requeridas no desempenho de qualquer atividade humana, basta apenas que os pais estejam atentos às oportunidades que surgem no dia a dia para que juntos aos pequenos possam colocá-las em prática. Mas, que oportunidades e habilidades são essas?

Em férias, durante um passeio de Maria Fumaça, sentou-se ao nosso lado uma família que curiosamente me chamou atenção. Pai e mãe acomodaram-se, um de frente para o outro, próximos à janela. No colo da mãe, com o corpo voltado para o centro do vagão, uma criança de dois anos. Sentado ao lado do pai, próximo ao corredor, o filho mais velho de mais ou menos seis anos. Este tinha em suas mãos um joguinho eletrônico.
O passeio, que a princípio tem o objetivo de mostrar o palco da revolução de 32 em Passa Quatro, estava um tédio para os garotos. Enquanto o filho mais novo observava as nucas de outros passageiros entregues à contemplação da paisagem, o mais velho apertava os botões do game e batia os pés no banco oposto ao seu. O pai comentara que o filho preferia trocar o passeio de trem pela TV e computador do hotel em que estavam hospedados. O menino acrescentou “lá é mais legal”. A criança acreditava ser mais fascinante o mundo virtual do que o mundo real. Acreditava no virtual porque não enxergava o real.

Leia o restante do texto em Tô Sabendo...

Um comentário:

  1. pro vc nem filmou eu !!!!
    ( eu estava lá no fundo, e meu grupo foi o único que não foi fiumado !!! )
    gabriel 7ª:C.

    ResponderExcluir