terça-feira, 3 de maio de 2011

REVISTA ESCOLAR


EXTRA, EXTRA! ESCOLA NA REDE!

JUSTIFICATIVA
Levar o jornal para as aulas de Língua Portuguesa é recomendação corriqueira entre educadores. Entretanto, é raro uma escola pública produzir seu próprio jornal por diversos fatores: sala de informática com equipamentos precários ou em número reduzido, falta de verba para a reprodução de exemplares, ou dificuldade do profissional – professor de gerenciar um grande número de alunos para essa tarefa. Por isso, o contato com os gêneros jornalísticos ocorre de modo apenas informativo e por meio de livros didáticos.

Acredito que encontrar um gênero de texto jornalístico em outro suporte linguístico que não aquele de sua origem o desvincula de sua essência - a proximidade com a realidade.

Em nossa escola, o contato com os gêneros jornalísticos ocorre durante todas as séries do Ensino Fundamental Maior. Eu, particularmente, inicio (ou reinicio) o contato com o suporte na 7ª séries (8º ano) e com maior profundidade nas 8ª séries (9º ano).

METODOLOGIA: 

A gestão da aula.
O contato com o suporte do gênero e o Contexto de Produção.
Como sou assinante do Jornal Folha de São Paulo, adquiri o hábito de guardar todos os suplementos da Folha: Guia Mais, Folhateen, Folhinha, Folha Equilíbrio e Revista da Folha em número de quarenta exemplares, ou seja, o suficiente para distribuí-los para a classe de forma que os alunos possam manuseá-lo, cheirá-lo, apontar semelhanças e diferenças, identificar público-alvo, notar a distribuição das matérias em colunas, identificar sessões e tudo o que é pertinente ao suporte. Essa primeira leitura prepara o leitor-aprendiz a compreender a organização e os objetivos de um jornal.

Começo com a Folhinha, uma reprodução facilitada do jornal de gente grande para gente pequena. Em seguida, o Folhateen, suplemento para adolescentes. O formato pequeno dos suplementos e seus temas ajudam aproximar os alunos dos gêneros jornalísticos que, para alunos de escola pública, é de “difícil” leitura.

Os gêneros e as sequências didáticas.

Notícia (20 aulas)
Como o gênero e suas características já são conhecidas pelos alunos, fazemos uma revisita. Relembramos, por meio de leituras de notícias, sua estrutura, o tempo presente, a voz passiva, o discurso citado e os elementos básicos da notícias por meio das perguntas: quem, quando, onde, como e porque.
Em seguida, os alunos são desafiados a contar fatos ocorridos na escola e escrevê-los obedecendo a estrutura do gênero. Pontuadas as dificuldades da turma, atividades de linguagem são criadas e momentos de revisão em duplas são criados para sanar tais dificuldades. Um novo desafio é feito: produção de novas notícias são criadas e outras selecionadas para a inclusão no jornal da classe. Neste momento, é apresentado o termo NOTÍCIA FRIA.

O gênero dissertativo argumentativo. (40 aulas)
Cartas do leitor e alguns artigos de opinião sobre fatos conhecidos ocorridos no momento do projeto são lidos. A estrutura do gênero é minuciosamente estudada, levando em consideração a idade e série dos alunos. Defini, para aquelas turmas, uma estrutura básica: apresentação do fato, a tese, os argumentos e a conclusão. Dei enfoque aos aspectos discursivos, aos fatores de contextualização, os referentes. Para as atividades de linguagem deu-se prioridade aos períodos compostos por coordenação e subordinação levando em conta os operadores argumentativos. As técnicas utilizadas foram: textos em pedaços



Ensino Fundamental - Anos Finais
JORNAL 8ª CATEGORIA
http://www.paper4web.com.br/readerp4w/reader2012/get.aspx?lt=flip&pid=1&eid=2736&lp=0&rp=1&host=reader


JORNAL TÔ DA HORA
http://www.paper4web.com.br/readerp4w/reader2012/get.aspx?lt=flip&pid=1&eid=9535&lp=0&rp=1&host=reader

JORNAL TÔ DA HORA
http://www.paper4web.com.br/readerp4w/reader2012/get.aspx?lt=flip&pid=1&eid=9535&lp=0&rp=1&host=reader

JORNAL TÔ DA HORA
http://www.paper4web.com.br/readerp4w/reader2012/get.aspx?lt=flip&pid=1&eid=9530&lp=0&rp=1&host=reader



MACEDÃO O jornal da 8ª E
http://www.paper4web.com.br/readerp4w/reader2012/get.aspx?lt=flip&pid=1&eid=9534&lp=0&rp=1&host=reader




Ensino Médio - 3ª Anos

Em 2009, repeti o projeto não só com alunos do Ensino Fundamental Maior, mas também com alunos do 3º do Ensino Médio.


JORNAL NOTÍCIA AGORA 1ª ED. 3ª E.M. TURMA A

http://www.paper4web.com.br/readerp4w/reader2012/get.aspx?lt=flip&pid=1&eid=1925&lp=0&rp=1&host=reader


JORNAL NOTÍCIA AGORA 2ª ED. 3ª E.M. TURMA A

http://www.paper4web.com.br/readerp4w/reader2012/get.aspx?lt=flip&pid=1&eid=2038&lp=0&rp=1&host=reader


JORNAL NOTÍCIA AGORA 3ª ED. 3ª E.M. TURMA A
http://www.paper4web.com.br/readerp4w/reader2012/get.aspx?lt=flip&pid=1&eid=2039&lp=0&rp=1&host=reader





REVISTA ESCOLAR -

http://www.paper4web.com.br/readerp4w/reader2012/get.aspx?lt=flip&pid=1&eid=2747&lp=0&rp=1&host=reader




Nenhum comentário:

Postar um comentário